Rua Carlos Gomes
Telefone: (19) 3251-7000
Membros da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas, da esquerda para a direita: Zeferino Vaz (presidente), Paulo Gomes Romeo e Antonio Augusto de Almeida. Campinas (SP), 1966.
Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.
Em 9 de setembro de 1965, o Conselho Estadual de Educação designou a Comissão Organizadora da Universidade de Campinas com a finalidade de estudar e planejar a gradativa formação e instalação de suas Unidades, uma vez que, somente a Faculdade de Medicina estava em funcionamento. A Comissão era composta pelos Professores Zeferino Vaz (presidente), Paulo Gomes Romeo e Antonio Augusto de Almeida. Como fruto dos trabalhos da Comissão, a pedra fundamental da Universidade foi lançada numa gleba de 30 alqueires, doada por João Adhemar de Almeida Prado em 05 de outubro de 1966. Aprovado o relatório final preparado pela Comissão e nomeado como Reitor o Prof. Zeferino Vaz, a Universidade entra na sua fase real de instalação.
Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, presidente do Brasil, assinando a Ata de Lançamento da Pedra Fundamental da Universidade de Campinas. Campinas, 05 de outubro de 1966.
Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.
A pedra fundamental do campus da Universidade foi lançada em 5 de outubro de 1966, numa gleba de 30 alqueires, doada por João Adhemar de Almeida Prado, a 12 quilômetros do centro de Campinas. O lançamento acontece um mês depois de Zeferino Vaz se reunir com empresários da região para definir o perfil dos cursos a serem implantados. O Conselho Estadual de Educação legendaiza a instalação e o funcionamento dos Institutos de Biologia, Matemática, Física e Química e das Faculdades de Engenharia, Tecnologia de Alimentos, Ciências e Enfermagem, e os Colégios Técnicos. Em 22 de dezembro Zeferino Vaz é nomeado para o cargo de reitor.
Professor Carlos Henrique Robertson Liberalli e Zeferino Vaz.
Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.
Em janeiro nova unidade é incorporada, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), fundada em 1955, assim como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, desincorporada no ano seguinte pelo governador Abreu Sodré. Ainda em janeiro é constituído o Conselho Diretor (órgão máximo da Universidade). A primeira sessão acontece em 21 de fevereiro. É instalado o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), que já nos anos 1970 realizaria importantes pesquisas, e constituído o Instituto de Química (IQ), em pouco tempo considerado centro latino-americano de excelência. A Faculdade de Tecnologia de Alimentos (FTA) é criada, a primeira da América Latina na área. Surge a Associação dos Servidores da Unicamp (Assuc). Em novembro entra em operação um símbolo da nova modernidade, o computador IBM 1130.
Inauguração do primeiro edifício do Campus Universitário. Em primeiro plano aparecem o Reitor Zeferino Vaz e o Governador do Estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré. Campinas, 16 de Agosto de 1968.
Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.
Saiba Mais: https://www.unicamp.br/unicamp/historia